CONHEÇA O INSTITUTO VIVA
O Instituto Viva é uma associação sem fins lucrativos constituída para o fortalecimento e a emancipação de mulheres em situação de violência, mediante um enfoque humanista e acolhedor.
Nossa atuação é pautada por uma ótica feminista e pelo compromisso com pautas antirracistas, de combate à LGTBFobia e de defesa dos direitos humanos.

REDE DE ATENDIMENTO E ORIENTAÇÃO JURÍDICA GRATUITA
A advogada que quiser se voluntariar, preencherá um formulário de inscrição, receberá as diretrizes do atendimento e firmará um termo de voluntariado.
O número de atendimento da advogada será disponibilizado à mulher assistida e será ela quem entrará em contato com a advogada para marcar a primeira consulta.
A atuação das advogadas voluntárias não inclui o acompanhamento de processos, mas somente uma ou mais consultas destinadas à orientação jurídica da assistida. Cada pessoa tem uma necessidade diferente. Por isso, a duração do atendimento deve ser acordada entre a profissional e a pessoa atendida. Cabe à profissional voluntária avaliar a necessidade de cada caso, sempre atenta a uma atuação acolhedora e efetiva.
As voluntárias devem seguir rigorosamente o Estatuto e o Código de Ética da OAB, bem como a legislação em vigor e todo atendimento deve ser gratuito.
As voluntárias devem se comprometer com um atendimento humanizado e acolhedor. Pede se especial atenção a condutas que, ainda que de forma involuntária, possam revitimizar ou culpabilizar as mulheres que buscarem atendimento, bem como o respeito a sua identidade de gênero.
A advogada voluntária assume o compromisso de atender pelo menos uma mulher que precisa de ajuda. Caso você tenha mais tempo disponível, pode atender mais de uma mulher, de maneira concomitante, bastando nos informar quantas vagas você pode oferecer para atender simultaneamente.